segunda-feira, 16 de maio de 2011

AIDS - SIDA ( SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA)

A AIDS,muito conhecida e divulgado mundialmente, é uma doença do sistema imune causada pelo retrovírus HIV (do inglês Human Immunodeficiency Virus). É uma doença que vem se disseminando rapidamente pelo mundo desde 1981.


 A doença promove a auto-destruiçao dos linfócitosT auxiliares (CD4), células de grande importância na resposta imune. Essa perda de linfócitos vulnerabiliza o nosso corpo à doenças oportunistas. Com a imunidade debilitada pelo HIV, o organismo torna-se imunodeprimido e, então, susceptível a diversos microorganismos. O HIV não mata, mas permite a disseminação de outro vírus no corpo, o que pode levar a óbito. O contágio acontece com o contato com material infectado, seja ele sangue, sêmem, corrimento vaginal, etc.


Diagnóstico


Os testes para detecção da infecção pelo HIV consistem, basicamente em:

o      detecção de anticorpos;

o      detecção de antígenos;

o      cultura viral; 

o      amplificação do genoma do vírus


Ser portador do vírus não significa que a pessoa desenvolverá necessariamente a doença. O vírus permanece inativo por um tempo variável, no interior das células T infectadas, e pode demorar até 10 anos para desencadear a moléstia.


Tratamento

A melhor maneira de combater o vírus é impedir sua multiplicação. É o que fazem os medicamentos anti-HIV, que devem baixar a carga viral, tornando-a indetectável e, se possível, restaurar a imunidade

Atualmente, há 17 drogas que compõem o arsenal contra o HIV. Durante bastante tempo o AZT (lançado em 1987) foi o único remédio disponível para o controle do vírus.

Pessoas portadoras do vírus HIV devem procurar ajuda médica, tentar conhecer a doença e jamais perder a esperança, afinal, de 1981 até hoje, já se passaram muitos anos, estamos num novo milênio e a medicina evolui a cada dia.


Profilaxia

A profilaxia consiste em evitar contato com material biológico de outras pessoas como sêmem, corrimento vaginal, sangue, etc. Para o mesmo devemos, basicamente, usar a camisinha em relações sexuais e não reutilizar materiais perfuro-cortantes. Na transfusão de sangue, devem ser realizados testes para o diagnóstico de uma possível doença no doador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário