terça-feira, 10 de maio de 2011

Linfogranuloma Venéreo

Amigos do blog, obrigado pela visita. 

Hoje vamos falar sobre uma doença popularmente conhecida com Mula ou Bubão.



DST popularmente conhecida por mula, doença de Nicolas-Trave, quarta moléstia, linfogranulomatose inguinal, é provocada pela bactéria Clamydia trachomatis.
Tem o contágio essencialmente por via sexual e é de difícil contágio por outras vias. Deve ser ressaltado o coito anal que é a principal causa de uma das complicações da doença: a estenose retal, que pode chegar à obstrução retal em que ocorre o estreitamento do reto por fístulas cicatrizadas resultando em um estreitamento do reto e em casos mais avançados pode originar um câncer retal.

O período de incubação (tempo entre o contágio e a manifestação dos primeiros sintomas da doença) oscila entre cinco e vinte e um dias, de curta duração, podendo se estender em alguns casos. Surge após uma lesão inicial nos órgãos genitais, comumente discreta e de curta duração. É uma erosão ou vesícula indolor na mucosa, que pode passar despercebida pelo paciente. Após vinte dias do surgimento da vesícula geralmente já cicatrizada sem o uso de medicamentos, surge a principal manifestação da doença, que é uma adenite inflamatória (íngua) na virilha comumente de um só lado e muito dolorosa. A inflamação pode ser acompanhada por sinais inflamatórios sistêmicos como febre, náuseas, vômitos, dores articulares, etc. Os gânglios inflamados tendem a romper fistulizar em vários orifícios de onde sai pus semelhante a um regador. Uma das complicações da doença é a obstrução dos vasos linfáticos causando elefantíase dos órgãos genitais externos, principalmente a vulva e os testículos.

O diagnóstico se dá pela combinação de testes sorológicos e microbiológicos, que incluem o teste de Frei que consiste em inserção de um antígeno da bactéria, que tendo uma reação inflamatória, pápula avermelhada, maior que sete milímetros, pode ser usado como identificador da doença; o teste de Microimunofluorescência (MIF) é um dos testes comprovantes da doença; outros teste são a cultura de bactérias em uma amostra em um meio enriquecido para bactérias, e a bacterioscopia (análise microscópica da amostra ou das colônias de cultura no microscópico, podendo ser corada).

O tratamento é simples e a base de antibióticos o médico pode optar por aspirar o pus das vesículas mas não deve abrir a tumoração (Chamada de bubão) que é uma íngua muito dolorida e recebe toda a inflamação da região sendo único e muito expressivo.


Por enquanto é isso amigos, em breve mais postagens. Não deixe de perguntar....

Nenhum comentário:

Postar um comentário