domingo, 8 de maio de 2011

Gonorréia

Bom dia amigos, vamos hoje falar de mais uma doença, a Gonorréia, muito popular no Brasil
No Brasil, os dados de infecção são escassos e não há, atualmente, um mapa de distribuição das doenças sexualmente transmissíveis. Estimou-se que em 2003, mais de 1,5 milhões de transmissões da bactéria causadora da gonorréia, a Neisseria gonorroheae, segundo dados do Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde. Nos EUA, por ano são reportados cerca de 400 mil novos casos da doença.
A doença é mais prevalente em jovens adultos com vida sexual ativa, entre os 15 e 29 anos de idade. E cerca de 50% das mulheres, a gonorréia encontra-se no reto, chamada de gonorréia anorretal, entretanto, a maioria dos casos de gonorréia anorretal é assintomática. Cerca de 10-20% das mulheres e de 10-25% dos homossexuais masculinos com gonorréia apresentam infecção na faringe.
Nos países desenvolvidos, 3-5% das grávidas sejam portadoras da bactéria causadora da gonorréia.
A Gonorréia é uma Doença Sexual Transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorroheae. A Gonorréia pode afetar homens e mulheres. É transmitida de pessoa para pessoa durante sexo vaginal, anal ou oral. Pode ser encontrada na faringe, vagina, uretra e anus. Os recém-nascidos podem ser infectados no parto com possíveis danos oculares (visão).
Quais os sintomas da gonorréia?
Os sintomas aparecem normalmente 10 dias após a exposição.
Pênis:
Uretrite purulenta no pênis ou no anus. Dor ou comichão na glande. Ocasionalmente inchaço no pênis. Dor ao urinar. Ocasionalmente a uretrite pode desaparecer sem tratamento, mas a infecção permanece.
Vagina:
Cervicite. Dor na parte inferior do abdômen principalmente durante sexo. Hemorragia. Dor ao urinar. Cerca de 50% das mulheres nesta situação não têm sintomas e estes podem ser confundidos com outras DSTs.
Faringe:
Se existe infecção na faringe usualmente não existe sintomas, mas pode causar “garganta seca”. A gonorréia é mais transmissível para a faringe em sexo pênis/boca do sexo vagina/boca. Estudos demonstraram que a gonorréia na faringe desaparece sem necessidade de tratamento até 3 meses depois da infecção.
Reto:
Se existe infecção no reto pode haver liberação de pus, dor, espasmos e comichão no reto. Como em outros casos de gonorréia podem não haver sintomas.
A gonorréia é perigosa?
Sim!
  •  O homem pode desenvolver infecções nos testículos que podem ser dolorosas e causar esterilidade.
  •  No caso da mulher também pode causar esterilidade. A Doença Inflamatória Pélvica, uma infecção grave da mulher, é um resultado comum de uma infecção da gonorréia não tratada, esta infecção pode causar danos no aparelho reprodutor e aumentar as probabilidades de uma gravidez tópica.
Como se trata a gonorréia?
Normalmente resolve-se através de medicação diária (duas a quatro vezes ao dia) durante uma semana. Tome todas as doses indicadas mesmo depois de se sentir melhor.


  •      Evite sexo pelo durante o tratamento e após uma semana do mesmo estar completo
  •      Os seus parceiros devem ser examinados e tratados. Caso contrário poderá reinfectá-lo ou infectar outras pessoas.
Como posso evitar o contágio pela gonorréia?


              Antes de mais se proteja.
 Se estiver pensando em ter sexo com um novo parceiro: fale sobre as DSTs; fale acerca da suas intenções de ter sexo protegido (preservativo masculino ou feminino); sugira um teste a várias DSTs para ambos antes de terem relações sexuais.

Por enquanto é isso amigos, aguarde mais postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário